terça-feira, 23 de junho de 2009

CRECHE FRANCESCA ZACARO FARACO

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: EDU 01052 – História e Educação I
Professora: Simone Valdete
Alunas:Carla Giovana da Silva, Gabriela Maestri, Sabrina Flores.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa teve como finalidade levantar o histórico da Creche Francesca Zacaro Faraco, conhecida como creche da UFRGS, focando principalmente o contexto de sua criação. Procuramos nesse trabalho fazer uma breve apresentação sobre a educação infantil no Brasil, bem como o período em que vivia e as legislações a cerca da educação no período de inauguração da creche aqui citada. Os encaminhamentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa foram: visita a creche; pesquisa em documentos da instituição e outras fontes.

CONTEXTO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Em 1967 foi criada, no Governo Costa e Silva, a Constituição Federal de 1967. Após, em 1971, durante o governo Médici, foi criada a Lei 5.692/71, que tratava da Diretrizes Curriculares da Educação Nacional. A Creche da UFRGS (Francesca Zacaro Faraco) foi criada durante o Governo Médici (novembro de 1969 a março de 1974).
• Ditadura militar (1964-1985)
As intervenções militares foram recorrentes na história da república brasileira. Antes de 1964, porém, nenhuma dessas interferências resultou num governo presidido por militares. Em março de 1964, contudo, os militares assumiram o poder por meio de um golpe e governaram o país nos 21 anos seguintes, instalando um regime ditatorial.
A ditadura restringiu o exercício da cidadania e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. No que se refere à economia, o governo colocou em prática um projeto desenvolvimentista que produziu resultados bastante contraditórios, tendo em vista que o país ingressou numa fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar, porém, a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
O general Emílio Garrastazu Médici dispôs de um amplo aparato de repressão policial-militar e de inúmeras leis de exceção, sendo que a mais rigorosa era o AI-5. Por esse motivo, seu mandato presidencial ficou marcado como o mais repressivo do período da ditadura. Exílios, prisões, torturas e desaparecimentos de cidadãos fizeram parte do cotidiano de violência repressiva imposta à sociedade.
Siglas como Dops (Departamento de Ordem Política e Social) e Doi-Codi (Destacamento de Operações e Informações-Centro de Operações de Defesa Interna) ficaram conhecidas pela brutal repressão policial-militar. Com a censura, todas as formas de manifestações artísticas e culturais sofreram restrições. No final do governo Médici, as organizações de luta armada foram dizimadas.
Na área econômica, o governo colheu os frutos do chamado "milagre econômico", que representou a fase áurea de desenvolvimento do país, obtido por meio da captação de enormes recursos e de financiamentos externos. Todos esses recursos foram investidos em infra-estrutura: estradas, portos, hidrelétricas, rodovias e ferrovias expandiram-se e serviram como base de sustentação do vigoroso crescimento econômico. O PIB (Produto Interno Bruto) chegou a crescer 12% ao ano e milhões de empregos foram gerados.
A curto e médio prazo, esse modelo de desenvolvimento beneficiou a economia, mas a longo prazo o país acumulou uma dívida externa cujo pagamento (somente dos juros) bloqueou a capacidade de investimento do Estado. A estabilidade política e econômica obtida no governo Médici permitiu que o próprio presidente escolhesse seu sucessor: o general Ernesto Geisel foi designado para ocupar a Presidência da República.


Oficialmente, a pré-escola, como era chamada, esteve mais atrelada à área de saúde, da qual se originou e, posteriormente, à assistência social do que à educação.

É importante ressaltar que, do ponto de vista legal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61, pela primeira vez, foram dedicados dois artigos à Educação Pré–Escolar. No entanto, uma vez mais o Estado se omitiu à sua responsabilidade, estimulando a iniciativa privada a atuar nesse setor.


CRECHE FRANCESCA ZACARO FARACO
A Creche Francesca Zacaro Faraco foi criada em 19 de maio de 1972, na gestão do 11° Reitor da Universidade, Professor Eduardo Faraco (5/1968 - 5/1972). Vale destacar que a década de 70 foi marcada por acirradas lutas das trabalhadoras reivindicando atendimento às crianças de zero a seis anos. Na UFRGS, este processo foi carreado, principalmente, pelas trabalhadoras e estudantes da área de enfermagem, o que justifica a instalação desta escola infantil no campus da saúde. A creche foi planejada para atender crianças de até 0 a 1 ano de idade, filhos de mães funcionárias, professoras e estudantes. No primeiro ano eram oferecidas 50 vagas e para a admissão da criança, além da idade era necessário que fosse normal e sadia. Caso o número de inscritos fosse superior ao de vagas era feita uma seleção. Nesta, além dos requisitos de saúde era considerada a condição sócio econômica. As crianças eram divididas em quatro berçários de acordo com a faixa etária e cada cinco crianças ficavam sob responsabilidade de atendente. Essa deveria transmitir afeto e segurança para que o bebê não tivesse um rompimento da normalidade do lar. A atendente era responsável pela alimentação, higiene e recreação. Todas essas atividades deveriam ter carinho permanente, palavras afetivas. A Creche era vinculada a Pró-Reitoria da Comunidade Universitária (PRUNI).
ALGUNS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES:
- 1988: atendimento foi ampliado para a faixa etária de até quatro anos. Houve contratação de profissionais com formação específica, como pedagogos e psicólogos.
- 1991: a Creche foi novamente ampliada, passando a atender também crianças na faixa etária de quatro a seis anos.
- 1993/94 A Direção posterior foi a primeira escolhida de forma democrática pelos pais e funcionários, havendo uma preocupação por parte da comunidade de que os candidatos tivessem formação em Pedagogia, a fim de garantir o caráter pedagógico do trabalho junto às crianças. Nessa gestão, o trabalho pedagógico foi fundamentado principalmente na teoria de Jean Piaget, sendo adotada uma proposta construtivista. Tendo em vista as alterações na Constituição, a Creche passou a atender também os filhos de servidores homens, deixando de receber filhos de alunas.
- 1995/97 : A creche passou a fazer parte da PRORHESC (Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Serviços à Comunidade). Foi aprovado o Regimento Interno e implementado o Conselho Diretor, formado por pais, funcionários e direção, o qual passou a deliberar e normatizar questões de natureza política e administrativa da instituição.
- 2001/2005: Neste período foi concluída a proposta pedagógica e a Creche passou a ser vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, através da Coordenadoria de Educação Básica e Profissional.
ATUALMENTE:
A instituição destina-se a filhos ou dependentes legais de servidores, ocupantes de cargo público ativo da UFRGS, na faixa de 0 a 5 anos. Atende cerca de 120 crianças. A seleção às vagas ocorre mediante avaliação sócio – econômica e entrevista, conforme edital publicado a partir do mês de novembro, onde constam as vagas para cada turma. As turmas estão organizadas de acordo com a faixa etária e têm as seguintes designações: Berçário, Maternalzinho, Maternal 1, Maternal 2, Jardim A e Jardim B. São oferecidas aulas de educação física três vezes por semana para cada turma, com duração de 45 minutos cada, sendo uma vez no turno da manhã e duas no período da tarde. A escola conta com direção e vice-direção e os seguintes setores: administrativo, pedagógico, saúde, psicológico e nutrição. Quanto ao aspecto físico, a creche possui: 3 pátios externos, oito salas de aula, sala da direção, da coordenação pedagógica, de atividades múltiplas, de vídeo, de amamentação, dois banheiros infantis, ludoteca, secretária, recepção, refeitório, cozinha lactário, lavanderia, setor de nutrição e vestiário .

Reflexões:
Durante a realização desta pesquisa pudemos aprender mais sobre as a educação infantil no Brasil bem como acompanhar a história da creche Francesca Zacaro Faraco. Fomos capazes de perceber que durante 36 anos de existência a creche passou por diversas transformações tanto físicas como pedagógicas, assim como a própria educação no país.

REFERÊNCIAS:

Documento datilografado em 1973 pela instituição.
http://www.ufrgs.br/creche/javascript:void(0)
http://www.unificado.com.br/calendario/12/ai5.htm
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/historia-regime-militar.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário